terça-feira, 10 de março de 2015

"Elogio maldoso"


Conforme eu vou ficando mais velha, mais vou tentando ignorar as pessoas sem bom senso, cujas atitudes me deixam muito intrigada.

Realmente não consigo entender. Se vc não gosta de algo, ou de uma pessoa, para que prejudicar? Por que simplesmente não vira as costas e vai embora?

Ah, não dá? Então escreve, canta, pinta, desenha, vai para academia... faz alguma coisa pra expurgar o sentimento e aguenta!

Realmente, muitas vezes a vida nos coloca com pessoas das quais até a respiração não conseguimos suportar. Eu gosto de pensar que é uma oportunidade de aprendizado. Gosto de me analisar para tentar entender o que não me agrada naquela pessoa (ou situação) e passo a observar se não faço o mesmo com os outros.

Mas tem gente que não, né? Tem gente que gosta de prejudicar, mesmo.

A pior coisa que existe para mim é o "elogio maldoso". É aquele que o Fulano fala sobre o Beltrano em tom de elogio (ou de pena, às vezes, como se existisse a intenção sincera de ajudar), mas para outros, pelas costas do Fulano e  com a maldade e a crítica, ou, pior ainda, a MENTIRA, nas entrelinhas.

Como é dito em tom amistoso, quem escuta Fulano absorve a maldade / mentira  sobre Beltrano sem perceber. E Fulano causa a impressão de ser "bonzinho", porque nunca (ou quase nunca) consegue ser pego, já que "nossa, Fulano gosta tanto de Beltrano, né?!"

Felizmente, dificilmente eu não gosto de alguém. É bem raro mesmo, mas também, sou muito antissocial e não convivo com tanta gente assim.

Mas atenção, Fulanos do mundo: nós enxergamos vcs. Não falamos nada, porque não vale a pena, porque não queremos embate com a alma empedernida que vcs têm. E, discretamente, estendemos a mão aos Beltranos. Não contra vcs, Fulanos, porque, cá entre nós, essa fantasia pueril egocêntrica que vcs têm não procede. Vcs não são importantes para nós, os "outros".  É que realmente temos coisas mais importantes para fazer, sabe?

Como... por exemplo... viver as nossas vidas, sem nos preocuparmos com vcs, Fulanos, nem com quem vcs querem prejudicar, os Beltranos.

Um comentário:

Isabella Rogatschenko disse...

Parabéns! Gostei!!!